Conceitos nada verdadeiros estão por traz da falta de confiança do obeso em alcançar seus propósitos.
EXEMPLOS:
1 – As pessoas não conseguem perder peso por falta de vontade…
Todos têm a mesma força de vontade de viver e ser feliz e consequentemente para ter o peso ideal…e o peso ideal muitas vezes não ser magro e sim um peso condizente com sua estrutura física e osea.
Sempre uma pessoa ossuda será mais pesada do que uma pessoa de pouca massa óssea, mesmo que sejam da mesma altura, a primeira sempre terá mais peso que a segunda.
2 – As pessoas não gostam de abrir mão dos prazeres da vida…
Ninguém precisa abrir mão dos prazeres da vida, mas, abrir mão dos excessos é necessário para que se tenha uma boa saúde não importando a condição física de cada um.
3 – Meus pais são obesos e eu serei também.
Tudo bem existe a genética, mas, entre ter o peso ideal se ser obeso existem grandes diferenças. Se toda família é obesa você não terá que ser obeso. Gordos todos podem ser, mas, acima do peso não!
Mitos como esses, levam as pessoas para baixo – fazendo delas pessoas impotentes – faz com que elas se julguem incapazes – cultivando neuras desse tipo: “realmente eu não consigo”- não sou capaz – reforçam a insegurança e baixando a estima e sempre deixando para depois a mudança dos hábitos alimentares.
Pensem nisto!
Todos nos somos capazes de realizar aquilo que queremos.
O que devemos fazer é procurar onde se encontram estas travas que nos deixam impotentes – desanimados – inconformados e não aceitando quem somos?
Geralmente as causas estão no inconsciente onde ficam instaladas as neuras e conceitos limitantes impostos por nós mesmos e pelo modismo.
A ansiedade é a potenciadora do medo, da angustia, dos conflitos e impulsos incontroláveis.
DOMINGOS CERAVOLO
PSICANALISTA E HIPNÓLOGO CLINICO