A hipnoterapia é uma técnica terapêutica, reconhecida pela ciência, que tem sido amplamente utilizada para ajudar as pessoas a mudarem comportamentos indesejados ou a compreenderem melhor as razões por trás desses comportamentos. Uma das questões mais comuns que as pessoas trazem para a hipnoterapia é a pergunta “Por que eu sou assim?”, que geralmente significa que elas querem entender por que agem de certa maneira e como podem mudar seu comportamento para alcançar seus objetivos.
A hipnoterapia é uma técnica de terapia que utiliza o estado do relaxamento físico e mental, onde a pessoa tratada, continua em plena lucidez, estando em pleno controle de tudo que está acontecendo durante todo o procedimento. A pessoa não fica em transe, e sim, em um estado de relaxamento muito prazeroso, que, dependendo da vontade de cada um, proporcionará as mudanças positivas que a pessoa tanto deseja.
Durante um atendimento, o hipnoterapeuta guia o paciente para um estado de relaxamento profundo, onde ele se torna mais receptivos às sugestões que são dadas. Essas sugestões sempre serão utilizadas para ajudar o paciente a superar medos, ansiedade, depressão e outros problemas emocionais ou comportamentais.
Quando um paciente se pergunta “Por que eu sou assim?”, pode haver várias respostas possíveis. Pode ser que ele não tenha consciência das razões por trás de seu comportamento, ou ter uma compreensão limitada das causas que levaram ao estado que o incomoda. Às vezes, o comportamento é tão inconsciente ou automático, que o paciente pode não ter o controle consciente e nem entender por que age daquela forma. Quase sempre, o comportamento pode ser uma resposta angustiante, aprendida com experiências passadas ou a eventos traumáticos.
Independentemente das razões por trás do comportamento, a hipnoterapia pode ajudar o paciente a identificar essas razões e encontrar maneiras de mudar seu comportamento para atingir seus objetivos.
Existem vários métodos que os hipnoterapeutas podem usar para ajudar o paciente a explorar e mudar seus comportamentos.
O método comum, é a regressão hipnótica, onde o paciente é guiado para um estado de relaxamento e levado de volta a momentos específicos do passado. Durante a regressão, o paciente pode acessar memórias emocionais esquecidas ou reprimidas que, com certeza, estão contribuindo para o comportamento atual. Isso ajuda o paciente a compreender melhor as causas que antecederam o comportamento e a encontrar maneiras de mudá-lo.
Além disso, a hipnoterapia pode ser combinada com outras terapias ou abordagens cientificas, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC é uma abordagem de terapia que se concentra em ajudar o paciente a identificar e mudar padrões de pensamentos e comportamentos negativos. Quando combinada com a hipnoterapia, a TCC pode ajudar o paciente a identificar os padrões de pensamento
Além disso, a hipnoterapia também pode ser usada para ajudar o paciente a visualizar e alcançar seus objetivos. Durante um atendimento com a hipnoterapia, o hipnoterapeuta pode guiar o paciente através de visualizações e exercícios de imaginação para ajudá-lo a ver-se agindo de maneira diferente e alcançando seus objetivos. Isso pode ajudar o paciente a desenvolver uma nova mentalidade e motivação para alcançar seus objetivos.
Outro benefício da hipnoterapia, é ajudar o paciente mudar seu comportamento de forma mais rápida e eficaz. Isso ocorre porque a hipnoterapia ajuda o paciente a acessar partes de sua mente inconsciente que não estão disponíveis através das terapias tradicionais.
No entanto, apesar da hipnoterapia poder trazer soluções rápidas, nunca será uma solução mágica para todos os problemas emocionais ou comportamentais. Ela será eficaz para muitas pessoas, mas, pode não funcionar para todas. O motivo maior, por incrível que pareça, é que, por alguma razão, nem todas as pessoas querem, ou estão prontas, para realizarem as mudanças que dizem desejar.
Além disso, a hipnoterapia pode e deve ser usada em conjunto com outras formas de terapias e tratamentos quando necessário, principalmente quanto o paciente estiver em tratamento medicamentoso. A hipnoterapia é uma terapia não invasiva e não sugere uso de medicamentos e muito menos deixa sequelas.
Esse é o motivo que a torna uma terapia segura e natural para muitas pessoas, mesmo quando a pessoa não atinge, por razões pessoais, o estado desejado. Caso naquele momento, a pessoa não alcançar o que deseja, com o passar do tempo a hipnoterapia sempre ela trará algum bem. Trabalhando na inconsciência, todo trabalho realizado, ficará arquivado e um dia ele florescerá.
Então, se você está se perguntando “Por que eu sou assim?” e está lutando para mudar seu comportamento, a hipnoterapia pode ser uma opção a considerar. Além disso, é importante ter expectativas realistas sobre a hipnoterapia, levando sempre em conta, o que ela pode fazer por você e o que você “precisa fazer” para ela te ajudar.
Hipnose Clinica Londrina
Domingos Cerávolo – MMXXIII
Hipnólogo Clínico Cognitivo