Tudo começa com uma boa conversa entre o Hipnoterapeuta com o paciente – que uns chamam de consulta ou anamnese – necessária para o conhecimento e o estreitamento de confiabilidade entre paciente e psicoterapeuta.
Após a consulta será submetido a um exercício de relaxamento para ver o grau de sensibilidade e de compatibilidade do mesmo com a hipnoterapia.
Com essa avaliação e de posse do material da consulta, o psicoterapeuta, irá elaborar o tratamento personalizado desejado pelo paciente.
O tratamento consiste em um relaxamento prazeroso e profundo – igual àquele estado – de quando começa a dormir – aquela sonolência gostosa que vai tomando conta de todo nosso corpo que leva ao descanso profundo e reparador…O mais importante que o paciente fica entre o acordado e o dormindo e com toda consciência do que está acontecendo.
O paciente tem todo o controle e consciência de tudo que será trabalhado. Portanto não existe a tal lavagem cerebral e nem o caso de ir e não voltar – que na verdade são tabus e conceitos negativos imputados a hipnoterapia.
Este estado alterado de consciência é que chamam de transe hipnótico ou sono terapêutico.