Alguém disse que a depressão seria a doença mental mais incapacitante do mundo até 2020.
Sinto muito, mas discordo que a depressão seja o mau deste século e posso dizer somente por observação, que ela existe desde que o mundo é mundo quando apareceram pessoas que queriam subjugar pessoas.
Nesse momento tenho certeza que apareceu a depressão ou a insatisfação que gerou o que denominamos hoje de depressão.
Imaginem, os desmandos dos romanos sobre aqueles que eles se achavam superiores.
Vocês acham que aquele povo estava satisfeito com as imposições que vinham do “demente poder” e por tudo que passavam? Eles viviam a insatisfação na mais imensurável expressão – impossível de se medir ou denominar o nível de insatisfação daquele povo que hoje nominamos “depressão”.
Imaginem a insatisfação das mulheres que não tinham valor algum nem para seus homens? Essa depressãozinha que hoje vivemos, perto daquela, é um grande “mimimi” Então, se alguém quiser pesquisar mais sobre o assunto terá a oportunidade de conhecer o que gera a “depressão” a mais de 2500 anos.
Posso dizer que todas as raças que passaram pela tirania e desmandos estão propensas, mesmo nos dias de hoje, a insatisfação inconsciente que funciona como um estigma ou um paradigma do não poder e não ter direitos.
Mesmos as que não passaram por tais desmandos de uma forma ou de outra recebem, de suas mães, durante gestação.
Essas informações emocionais ficam arquivadas na inconsciência e dela eclodem quando encontram campo fértil ou um sentimento parecido.
Acredito também que hoje com a maior liberdade de se inteirar o conhecimento, antes restrito, as pessoas conseguem se localizar em seus sentimentos e procuram a saúde emocional e não psíquica.
Prever é uma “faca de dois gumes” porque em 2020 a doença que mais incapacita é bem outra…
Domingos Cerávolo – 10/2020
Psicanalista e Hipnólogo Clinico