A insatisfação com a vida em todos os sentidos é causada por uma insatisfação primeira.
Essa insatisfação primeira é uma das causas do estresse que muitas vezes não damos a devida importância por achar que aquele acontecimento é normal ou próprio de uma pessoa.
Quando pensamos assim dizemos:
Essa pessoa é assim mesmo!
Não vai mudar!
Esse é o jeito dela ser!
E assim vamos empurrando “com a barriga” coisas, acontecimentos com as pessoas que de uma forma ou de outra nos trazem desconforto e que nem pretendemos enfrentar.
A constância dessas sensações desconfortante, acontecimentos ou desequilíbrios anormais de terceiros, que muitas vezes achamos que é normal, traz pela persistente constância, uma revolta que fica gravada na nossa inconsciência que em algum momento vão trazer sentimentos que iremos chamar de insatisfação e mais tarde ansiedade e num futuro bem próximo depressão.
Na maioria dos casos o “agressor” aquele ser amado e desejado não tem ou tem sei lá, a consciência do que resulta suas vontades mal resolvidas!
Quase sempre essa “agressão consciente ou não, é portadora de um desequilíbrio que pode chegar à psicopatia.
Conforme estudos publicados uma das forças do psicopata é fazer valer suas vontades em doses homeopáticas, levando a vítima até se achar incompetente por não poder realizar o “desejo da insatisfação do outro”. A “vitima” que não se acha vítima “pela astúcia do agressor” pensa que está no controle e assim convive com a insatisfação total do seu “agressor”.
Sempre ouço em meu consultório pessoas dizendo: … estou cansado (a) dessa vida…
Quando pergunto o que a levaram a essa situação de insatisfação simplesmente não sabem e pela constância não percebem o que acontece em seu meio. O motivo de não perceber é que já estão sob o “domínio do agressor”.
Quando sentir esse sentimento de insatisfação por tudo que faz, procure ajuda para encontrar em sua vida o que realmente está desencadeando esse sentimento maior e quando encontrar verá que muitas vezes estava muito perto de você.
Em caso de dúvidas ou melhor entendimento deixe seus comentários que no memento oportuno responderei.
Domingos Cerávolo – 01/2020 – 15:48 Hs.
Psicanalista e Hipnólogo Clínico