Chegou um cidadão em minha clínica dizendo que precisava parar de fumar e que já havia tentado de tudo só faltava a hipnose. Disse ainda que estava fazendo um tratamento no pulmão pelo excesso de cigarro. Que tratamento não estava dando certo, foi quando perguntei do motivo é ele respondeu: não dá certo porque acabei de sair do tratamento de fisioterapia pulmonar e já fumei três cigarros. Quero ficar curado do pulmão sem parar de fumar o senhor entende? Eu disse que entedia os dois motivos apesar de não combinarem em nada!
Disse a ele que todo mudança de conduta nunca iria depender da hipnose mas, que essa poderia ajudá-lo a tomar decisões e escolhas mais favoráveis à melhora do seu quadro atual de saúde… Depois de ouvir o que eu disse ele se levanta e diz: Então, não vai dar certo! Não quero parar de fumar! Agradeceu a atenção e foi embora.
Tudo na vida tem um preço e este preço ninguém paga por nós. Ele está em estado terminal devido ao agravamento da doença e este é o preço que ele irá pagar pela escolha que fez – continuar fumando!
Quando o querer é mais forte, para o bem ou para o mal, o querer sempre irá vencer…
A hipnoterapia ajuda o indivíduo “fazer as suas mudanças “ mas nunca irá fazer a mudança por ele…
Domingos Cerávolo – 29/20:2018
Psicanalista e Hipnólogo Clínico